A identidade de marca são os elementos visíveis que uma marca pode transmitir, além de ser a maneira pela qual a organização se mostra para seu público e se distingue de seus concorrentes. Seu objetivo é usar todos esses elementos físicos e visuais para dar uma impressão positiva aos clientes.
A identidade de marca é constituída de vários elementos, entre os principais, estão:
Logotipo e demais variações
- Suas paleta de cores
- Estilos consistentes de imagens e conteúdos
- Tipos de fontes
- Tipografia
Benefícios de uma identidade visual bem construída:
Consistência de marca: Uma marca bem estruturada age como elemento fundamental para os objetivos e decisões da organização. Quando você e seus clientes estão felizes com suas transações você acaba oferecendo um serviço ainda melhor, tendo como foco principal a satisfação da sua audiência. O desenvolvimento de produtos mais alinhados com a preferência de seus compradores, a realização de promoções, bem como o atendimento ao seu cliente e o engajamento das suas redes sociais torna isso ainda mais eficiente.
Fidelidade do cliente:
Muitas pessoas adquirem produtos de marcas específicas por que elas são mais modernas, inovadoras e mais fáceis de usar. Outros preferem comprar com base em preços menores, personalização e compatibilidade. Criar uma identidade de marca é o mesmo que criar um laço entre você e seu cliente, ela irá mostrar quem sua empresa é, como ela pode ajudar sua clientela e as coisas que ambos possuem em comum.
Segmentação de mercado:
Uma marca pode e deve transmitir muitas características como: Oferta, Luxo, Prestígio e Prazer. Ter uma identidade de marca segmenta seu mercado e atrai um público mais compatível com o que você oferece e que está disposto a pagar o valor do seu produto. Colocar os preços lá embaixo, torna-se difícil cobrir os custos de produção e obter lucro. O objetivo é cativar clientes que vão valorizar o que você oferece.
Branding:
Uma marca que possui uma identidade confiável se torna muito valiosa e uma ferramenta de marketing para uma empresa. Branding é uma estratégia que visa tornar sua marca mais reconhecida pelo seu público, seu objetivo principal é despertar a criação de conexões fortes, sendo um fator relevante para a escolha da sua marca no momento de decisão de compra fazendo com que os mesmos influenciem outras pessoas a experimentar seus produtos. É a melhor forma de “conversar“ com seus compradores.