É o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca no ambiente online, sempre com o objetivo de promover empresas e produtos. Com isso, as marcas podem fazer uso de diferentes canais digitais e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.
O objetivo do marketing digital é criar autoridade e obter sucesso, consequentemente aumentando a demanda de vendas.
Tipos de marketing digital:
Marketing em Redes Sociais:
Com mais força e abrangência, canais como o Instagram e o Facebook se tornaram verdadeiros marketplaces: anúncios patrocinados, amparados por boas práticas de email marketing, são as estratégias mais usadas pelos varejistas para anunciar seus produtos atualmente.
Esses canais são essenciais para a promoção de conteúdos e outras peças de marketing, principalmente, aqueles com maior apelo visual listas, notícias, quizzes, infográficos e buzz content.
Inbound Marketing:
Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.
Outbound Marketing:
Outbound Marketing consiste em estratégias de prospecção de clientes. Ou seja, em vez de atrair interessados, o marketing vai ativamente atrás deles.
No Marketing Digital, geralmente, o Outbound Marketing está relacionado às estratégias de campanhas pagas, como de links patrocinados, anúncios nas redes sociais e banners em sites, que têm maior poder de segmentação e mensuração que as estratégias orgânicas.
Marketing de Conteúdo:
Marketing de Conteúdo se baseia na produção de conteúdos relevantes para os consumidores, que resolvam suas dúvidas e atraiam seu interesse para se aproximar da marca. Essa estratégia ajuda a construir autoridade na web, melhorar a percepção de marca e gerar leads para o marketing.
O Marketing de Conteúdo utiliza estratégias de SEO, para melhorar a indexação dos buscadores, e canais como blogs, redes sociais e email marketing.
Marketing de Relacionamento:
Marketing de Relacionamento são estratégias que acompanham o consumidor ao longo da sua jornada de compra. Para mantê-lo por perto, a marca oferece conteúdos relevantes, ofertas exclusivas e abordagens personalizadas.
Marketing de Retenção:
Marketing de Retenção são estratégias voltadas para quem já é cliente da empresa. Seu objetivo é fidelizar os clientes para que se mantenham mais tempo com a marca e não vão para a concorrência.
Marketing de Influência:
Marketing de influência consiste na estratégia de parceria entre marcas e influenciadores, microinfluenciadores e até nanoinfluenciadores. É uma das formas de se aproximar dos consumidores por meio de uma pessoa que eles admiram, em quem confiam, com quem se identificam e que, portanto, é capaz de influenciar suas decisões de consumo.
As recomendações de amigos e familiares têm dez vezes mais peso do que as recomendações dos vendedores em pontos de venda.
Marketing Interativo:
Marketing Interativo: consiste na criação de oportunidades de interação entre marcas e consumidores. Envolve a criação de materiais como quizzes, enquetes, questionários, calculadoras, infográficos, entre outros.
Oferece uma experiência valiosa aos consumidores, ao mesmo tempo em que coleta dados valiosos como perfil e interesses, informados nas interações com os conteúdos.